Tatiana Zylberberg
O livro GENTE PRECISA APRENDER A SER AMAR foi inspirado em narrativas de dor, vergonha e dificuldades de lidar com o próprio corpo. Tem uma pitada de autobiografia da menina que realmente ficava confusa sobre gostar ou não do próprio nariz. Já convivi com muita gente que não gostava das orelhas, da espessura da perna, do cabelo crespo, das espinhas na testa ou do som da própria voz. Então são muitas histórias e diferentes experiências que foram me inquietando sobre a dificuldade de amar a si mesmo e de se auto cuidar e que agora ganham voz e forma em "Gente Precisa Aprender a se Amar”. Sendo o amor-próprio uma das virtudes fundamentais para a vida de qualquer ser humano, além de ser o primeiro contato pessoal com o amor,
Tatiana Passos Zylberberg
“Desejo que este livro possa inspirar intervenções criativas e sensíveis para trabalhar com crianças, jovens e adultos o tema do amor próprio e da autoestima. Que possamos problematizar e refletir sobre a ditadura da magreza, os hábitos alimentares não saudáveis, a ansiedade e a angústia, a influência da mídia na imagem corporal e sobre a importância das práticas do cuidado de si”
Entrevista com autora e ilustradora
Tatiana Zylberberg & Vera Pinke
Conheça as experiências didáticas de utilização com o livro
Minas Gerais Itajubá-MG
Em 2018 a professora Adriana Consoli do Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) utilizou o livro "Gente precisa aprender a se amar". Onde o livro foi apresentado pelos alunos do 6°1 e 6°2 do fundamental no evento "Pingos de arte".
FORTALEZA
A Escola Municipal Professor Luis Recamonde Capelo (Fortaleza-CE) realizou o projeto "Gente precisa aprender a se amar" na disciplina eletiva "Oficina de Dança" ofertada pelo professor Iury Braga com apoio do bolsista do projeto Mais Educação - Caan Almeida, a partir do livro Gente Precisa Aprender a se Amar da autora Tatiana Passos Zylberberg com ilustrações feitas por Vera Lúcia Lefosse Pinke.
campinas
Em outubro de 2019, a Escola Conceição Ribeiro (Campinas/SP) realizou um evento em celebração ao dia dos professores e presenciou seus educadores com o livro "Gente precisa aprender a se amar".
Nariz de Batata • Virtude do Amor-próprio •
Nesta história, baseada no livro - "Gente precisa aprender a se amar" de Tatiana Passos Zylberberg - há uma menina em idade escolar que sofre de bullying por seus colegas apontarem seu nariz como parecido com uma “batata”. Durante o desenvolvimento da peça, a menina aprende a se observar de uma maneira diferente - com a ajuda dos Embaixadores da Prevenção e das Virtudes - e assim superar seus traumas. Em seguida, ela passa o que aprende para uma adulta, demonstrando que temos muito o que aprender e o que ensinar uns para os outros, independente da nossa idade.
Fundada em 2011 na cidade de Campinas, a organização social Embaixadores da Prevenção tem como premissa a atuação artístico-pedagógica. Um dos projetos mantidos pela instituição é o POR UM MUNDO DE VIRTUDES, realizado desde 2016 pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, antiga Lei Rouanet. Atualmente, o projeto prevê a encenação de nove peças teatrais baseadas em livros infantis, estimulando a imaginação e a leitura a partir da reflexão sobre as virtudes.
Em 2020, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto é apresentado pelo MINISTÉRIO DA CIDADANIA, através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do BRADESCO e produção da CACHO DE IDEIAS.
Devido à pandemia de Covid-19, seguimos com as atividades presenciais paralisadas, mas encontramos no ambiente online uma forma de alegrar, entreter e aliviar emoções. Sendo assim, daqui até o anúncio do fim do isolamento, as peças teatrais serão apresentadas no formato de contação de histórias. Uma forma de aguçar a imaginação das crianças atendidas pelo projeto, além de outras tantas que poderão consumir o conteúdo gratuitamente pelo YouTube e demais redes sociais.
💌 E-mail: contato@embaixadoresdaprevencao.com.br
📷 nstagram: https://www.instagram.com/embaixadoredaprevencao
💎 Facebook: https://www.facebook.com/embaixadoresdaprevencaocampinas